sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Quer ser obediente? Comece pequeno

Up. Publicado anteriormente em 3/jan/2010

"O rei respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu rei!' Mateus 25.21

“Apanhem para nós as raposas, as raposinhas que estragam as vinhas, pois as nossas vinhas estão floridas.” Cântico dos Cânticos 2.15

Se você quer aprender a obedecer, comece pelas pequenas coisas. Chamo isso de fisioterapia espiritual e o jejum é uma parte fundamental para isso. Mas obedecer nas pequenas coisas é um bom treinamento e não pense que é fácil.

Se você é fiel no pouco, vai ser fiel no muito. E se você consegue retirar as "raposinhas" da sua vida, vai conseguir expulsar as raposas grandes.

Comece atravessando a rua somente na faixa de pedestres e esperando o sinal ficar verde para você. Vai ver que é um bom e difícil exercício.

Experimente parar no sinal amarelo quando estiver dirigindo e não acelerar como a maioria faz.

E obedeça às leis de trânsito: não falar ao celular dirigindo, não ultrapassar quando for proibido, não andar acima do limite de velocidade. Essas leis que a maioria não cumpre.

Procure cumprir seus horários, acabe com o atraso na sua vida. Chegue no horário nos seus compromissos, encontros, reuniões, no trabalho, na escola, assim como você faz no cinema.

Não jogue lixo na rua. Lave as mãos ao sair do banheiro, antes das refeições, ao chegar da rua.

Aprenda boas maneiras à mesa. Leia sobre o assunto, pratique. Cumpra as regras de etiqueta. Essas coisas que hoje em dia as pessoas chamam de frescura, mas que são muito importantes para a vida em sociedade, para a boa educação.

Se você conseguir obedecer a essas pequenas "leis", vai aprender a obecer às leis mais difíceis.

Experimente obedecer e seja livre. E ainda ganhe um brinde: vai ver que com o tempo você fica mais calmo, mais sereno e menos ansioso.

P.S.: Diferente do que ensinam, a Torah (Pentateuco) não é impossível de cumprir, o próprio Eterno disse isso, veja:
"Vocês obedecerão de novo ao Eterno e seguirão todos os seus mandamentos que lhes dou hoje.
Então o Eterno, o seu Pai, abençoará o que as suas mãos fizerem, os filhos do seu ventre, a cria dos seus animais e as colheitas da sua terra. O Eterno se alegrará novamente em vocês e os tornará prósperos, como se alegrou em seus antepassados, se vocês obedecerem ao Eterno, ao seu Pai, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se se voltarem para o Eterno, para o seu Pai, de todo o coração e de toda a alma.

O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance.
Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: 'Quem subirá ao céu para consegui-lo e vir proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?'
Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: 'Quem atravessará o mar para consegui-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos?'
Nada disso. A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe." [grifos meus] Dt30.8-16

Nenhum comentário: