segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Teshuvah

Teshuvah (em hebraico, literalmente retorno) é a prática de voltar às origens do judaísmo [Torah (Pentateuco) e práticas bíblicas]. Também tem o sentido de se arrepender dos pecados de maneira profunda e sincera. Aquele que passa pelo processo de teshuvah com sucesso é chamado de baal teshuvah.

"Teshuvah é isso! Retorno à verdadeira essência; regresso aos braços do 'Abba' e nisso não há mágica – há persistência – pacientemente, corajosamente – um passo de cada vez, porque o caminho é estreito e a subida é íngreme; permanecer, portanto, é o desafio!" Moishe Ben Levy

Teshuvah X libertação
Teshuvah sem libertação não funciona. Não adianta parar de fazer as coisas erradas e passar a fazer as certas, não adianta começar a cumprir a Lei e não consertar o passado, ou seja, o início da teshuvah deve ser a libertação, confessar os pecados do passado, reconhecer que errou, e então, depois de confessar, começa o processo de teshuvah, do retorno à Torah, de obediência às leis do Eterno. Teshuvah e libertação devem caminhar juntas.

Leia também: Dica de leitura: Teshuvah, “a difícil volta ao lar”

Nenhum comentário: